segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Assistindo Liga da Justiça

Esse era para ser um texto tipo "primeiras impressões na saída do cinema", mas enquanto eu estava escrevendo, tinha aquele sentimento de não acreditar no que tinha visto. Então tive uma certa cautela e fui pesquisar algumas outras opiniões. Sem mutilar muito o texto inicial, segue, com uma semana de atraso as minhas impressões inciais sobre o filme da Liga da Justiça.



Assistindo Liga da Justiça

As luzes se acenderem, a maioria aplaude o filme, atrás de mim ouço alguns murmúrios de mais ou menos. Levanto e estou satisfeito. A minha frente um pai desce a escada cada com duas filhas pequenas. Lembrei  da minha filha, Ana Maria, 4 anos, adora o Batman dos anos 60. Devia ter trazido ela para assistir o filme comigo. Fiquei preocupado pela faixa etária, mas pensando bem os episódios da Layd Bug  que ela gosta de assistir acho que são mais complexos.  Opa, esse pensamento já me deixou uma pulga atrás da orelha.
Vou até a praça de alimentação, peço um combinado de sushi e uma agua com gás, recebo o pedido, sento a mesa e dou o primeiro gole na água e... Puta que o pariu! Se eu quisesse assistir um filme da Marvel teria esperado Os Vingadores 4 porra! 
O filme é divertido sim, pelo menos para assistir com o cinema lotado. Mas afinal,  o que a DC foi fazer? Eu não sei, fiquei meio perdido, deve ter sido o corte que sequelou o filme, só pode ser.  Cadê a sequencia de Batman vs Superman? Onde encaixa o sonho que o Batman teve com o Flash no futuro falando que a culpa era do Superman? O recrutamento do Aquaman foi só aquilo? Parecia que ia ter muito mais olhando pelo trailer. B v S teve muitos defeitos, mas pelo menos tinha uma história original. Esse negócio do monstrolão vindo de outra dimensão para invadir e dominar a terra juntando um, ou no caso 3 objeto de poder infiniiito já foi repetido uma meia dúzia de vezes.  A motivação do Lobo da Estepe deveria ser mais profunda, a DC era capaz de caprichar mais nisso.
E o humor, ah o humor. Muita gente reclamou que os filmes da DC eram sisudos, ai os cara ao invés de dar uma aliviada, esculhambaram de vez, por pouco não vira pastelão.  O flash ficou legal como alivio cômico, mas toda hora que aparece tem que soltar uma piadinha, forçou a barra, poderia ser mais natural. Sinceramente, tá me dando uma vontade de assistir Batman vs Superman, agora. 
A melhor sequencia foi claro, a do renascimento do Superman e a melhor parte foi o olhar do Super para o Flash enquanto segura os outros membros da liga. Não gosto muito do termo, mais essa mitou. Foi tenso, pensei que a partir dai ia ser do caralho, o Super ia colocar o uniforme preto, ficar malvadão tipo “Cemitério Maldito” mesmo e descer a porrada geral, mas não foi. Parece que o fato de ter renascido fez efeito ao contrário, deixando-o mais bem humorado.
Mas falando dos personagens o Superman poderia ser  o melhor se tivesse se mantido um pouco mais próximos aos filmes anteriores, A cena final junto ao Ciborge parece que tivemos um salto dimensional para um filme da Marvel e retornamos em seguida.
A Mulher Maravilha é aquela maravilha, mas ficou um pouco sem sal.
O Ciborge, que é um personagem que gosto muito,  na cena de recrutamento pareceu soturno, com um dilema mais pesado mas ao longo do filme parece que via se abobalhando.
E o Aquaman? Cara foi um desperdício, tem um puta potencial mas cadê? Pouco contribuiu, até a cena em Atlântida passou muito rápido mal deu para entender  o que aconteceu. O pior foi com a parte do laço da verdade, putz da onde saiu aquilo.
Quanto ao flash já falei acima, só confirmando que poderia ser bem melhor devido ao potencial do ator e personagem.
Mas o Batman...    Deus o que foi aquilo? Não é atoa que o Bem Affleck pediu para sair. Neste filme vemos um Batman sorridente, fazendo piadas e perdendo tendo que ser motivado pela Mulher Maravilha. Nãooooo.  Pode-se fazer  muita coisa nos filmes mas o Batman deve ser soturno, solitário, ter uma determinação inabalável. E as bat-bigigangas que são sempre um interesse particular estavam lá. Esse batmóvel dos ultimo filmes esteticamente não me agrada muito, mais é muito funcional. O transportador que parecia bem mais interessante nas artes conceituais pareceu uma caixa com asas esquisitas. No final aparece a Bat-wing mas não foi usada. Sei lá acho eu essa era pós Nolan está devendo no designe. Ah, sim teve a Mercedes do Bruce Wayne. Minha opinião, forçada como o resto do filme, poderia ter sido um carro mais discreto, mas tinha que ser preto.  Este filme matou de vez o Batman de Ben Affleck. Isso na verdade tem um lado bom, é uma oportunidade de iniciar um novo conceito, va os ver como vai ser o filme solo.
Finalizando, percebemos que este filme da liga ficou totalmente perdido, é um desperdício de potencial devido ao legado que os personagens trazem de uma longeva trajetória.  Certamente via servir para gerar uma enxurrada de memes e paródias nos próximos meses.  Para o Bat-bugigangas isso é bom. Provavelmente via ser o vencedor do Framboesa de Ouro deste ano. Vale a pena ver? Vale, mas é um filme que vai repetir muito na teve em um futuro próximo. Porém infelizmente não é um filme memorável, não fica na sua cabeça quando você sai do cinema.

Nota: a homenagem ao David Bowie e ao Prince no início foi legal mais ficou apagada pelo resto do filme.

Nota 2: Momento paranoia.
Muito além da sala do cinema. Parece que ultimamente,  para entender esses filmes é necessário assistir atentamente todos os trailers, relaciona-los depois  com o filme em si e depois do filme assistir um monte de análises, criticas, cenas cortadas, easter eggs,  erros de gravação, acessar o Bat-Bugiganga e etc. Na prática, ficamos tentados a assistir mais de uma vez o filme ou ficarmos ansiosos por uma nova continuação e até mesmo uma versão estendida.  Não me surpreenderia se isso for proposital. Na onda do falem mal mais falem de mim, acho que estamos vivendo um era de programação do subconsciente para capitalizar muito mais em cima de uma obra.  Nada mais é do que Neuromarketing. Não importa se o filme é bom, é melhor que não seja, por que isso vai gerar infinitas reverberações na rede. Já vimo como essa prática funciona na política...


Nenhum comentário: